Segundo magistrados do STF, Bolsonaro corre “grande risco” em ato na Avenida Paulista.
O ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) está prestes a encarar um cenário de “risco jurídico alto”, segundo declarações de ministros do Supremo Tribunal Federal (STF) ao portal UOL. De acordo com os magistrados o risco decorre da organização de um ato com apoiadores na Avenida Paulista, marcado para o próximo domingo (25).
O colunista do UOL, Kennedy Alencar, conversou com dois ministros do STF. Esses membros da Corte mas não citou seus nomes, segundo Alencar, eles demonstram preocupação com as ações do ex-presidente, especialmente devido a sua história de críticas ao STF.
“Conversei com dois ministros do Supremo e são dois ministros que têm o Bolsonaro entalado na garganta. São ministros que acompanharam nos últimos anos toda essa série de ataques do Bolsonaro ao STF, eles acham que tem um grande risco para o Bolsonaro e que será difícil o controle do discurso para ele não repetir ataques às instituições e não voltar a se complicar juridicamente”, afirmou o colunista.
Por outro lado, Bolsonaro assegura que o ato na Avenida Paulista será conduzido de maneira pacífica, orientando seus seguidores a não exibirem faixas ofensivas contra quaisquer indivíduos ou entidades.
No entanto, os ministros do STF entendem que a iniciativa de Bolsonaro busca confrontar a autoridade do tribunal e desacreditar seus membros, em um movimento que eles descrevem como “tentativa de emparedamento” da Corte.