URGENTE: Ministério Pública abre investigação sobre repasses de verbas a Cabo Frio após nomeação do filho da Ministra da Saúde
O Ministério Público Federal iniciou uma investigação sobre possíveis irregularidades nos repasses de verbas federais para Cabo Frio, Rio de Janeiro, após a nomeação de Márcio Lima Sampaio, filho da ministra da Saúde, Nísia Trindade, como secretário municipal de Cultura. A suspeita surgiu depois que o Ministério da Saúde, sob o comando de Nísia, destinou expressivos R$ 55 milhões para o município, como parte de um aporte maior de R$ 103 milhões para ações e serviços públicos de saúde, distribuídos entre diversos municípios em dezembro de 2023.
A nomeação de Sampaio, membro da banda de reggae Ponto de Equilíbrio, foi oficializada pela prefeita Magdala Furtado em 5 de janeiro, causando surpresa entre políticos e artistas locais. Ele substitui João Batista de Freitas Félix, ex-presidente da escola de samba Flor da Passagem.
O foco da investigação, conduzida em conjunto pelo Ministério Público e pelo Tribunal de Contas da União (TCU), está na relação entre a liberação das verbas e a posterior nomeação de Sampaio. As verbas em questão são parte do Bloco de Manutenção das Ações e Serviços Públicos de Saúde – Grupo de Atenção Especializada, conforme especificado na Portaria GM/MS 2.169, assinada por Nísia Trindade.