Notícias

Cláudio Castro contrata escritório responsável pela soltura de André do Rap


O governador do Rio de Janeiro, Cláudio Castro, contratou o advogado Eduardo Ubaldo Barbosa, ex-assessor do gabinete do ministro Marco Aurélio Mello, do Supremo Tribunal Federal (STF). A contratação é para a defesa de Castro nas investigações no Superior Tribunal de Justiça (STJ), buscando anulação no STF.

O escritório de Ubaldo traz em seu histórico uma ação notável no STF: a controversa liberação de André Oliveira Macedo, o André do Rap, uma das figuras-chave do Primeiro Comando da Capital (PCC). Em outubro de 2020, uma liminar concedida por Marco Aurélio, baseada em um habeas corpus da advogada Ana Luísa Gonçalves Rocha, então parceira de Ubaldo, resultou na soltura do traficante, sob o argumento de que a duração de sua prisão preventiva havia se estendido excessivamente. A decisão, no entanto, foi posteriormente revertida pelo presidente do Supremo à época, Luiz Fux, e pelo plenário da Corte, mas André do Rap fugiu logo após sair do presídio.

Além de assumir a defesa de Cláudio Castro, Eduardo Ubaldo já representava Vinícius Sarciá Rocha, irmão do governador, em um pedido ao STF para anular investigações contra ele, como revelado anteriormente. Sarciá enfrentou uma operação de busca e apreensão da Polícia Federal, sob ordem do STJ, em dezembro.




Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo