Notícias

Brasil tem 4 mil casos de internações de dengue registradas por mês


O Brasil enfrenta um aumento alarmante nos casos de dengue, com 4 mil internações mensais em média registradas no Sistema Único de Saúde (SUS), segundo dados de 2023 revelados pelo jornal O Globo. Este ano, as estatísticas mostram um agravamento da situação: apenas nas primeiras duas semanas, o país viu o número de casos saltar para 120,8 mil, mais que o dobro do mesmo período no ano anterior, que registrou 44,7 mil casos.

O ano de 2023 teve um recorde sombrio, com 1,6 milhão de diagnósticos de dengue e 1.094 óbitos, superando o anterior recorde de 1.079 mortes em 2022. Diante desta crise de saúde pública, a ministra da Saúde, Nísia Trindade, anunciou que o Brasil dispõe de apenas 5 milhões de doses de vacina contra a dengue, suficientes para imunizar somente 1,1% da população.

A ministra mencionou a esperança em uma “doação” de vacinas para reforçar os esforços de combate à doença, com a campanha de imunização prevista para iniciar no próximo mês. Durante sua participação no Fórum Econômico Mundial em Davos, Nísia destacou a importância da vacinação, mas ressaltou que não é a única estratégia eficaz. “Vacina é um instrumento importantíssimo, mas não é único”, afirmou, enfatizando a necessidade de controle dos vetores, especialmente considerando que 75% da transmissão ocorre dentro ou no entorno das residências.




Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo