Alerta de chuvas intensas em Goiás, Minas Gerais e Distrito Federal
O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu um alerta laranja de chuvas intensas para as regiões de Goiás, Minas Gerais e Distrito Federal, válido até as 10h da segunda-feira, 15. Este aviso sinaliza a possibilidade de chuvas intensas, com acumulações entre 30 e 60 milímetros por hora ou 50 e 100 milímetros por dia, acompanhadas de ventos intensos variando entre 60 e 100 quilômetros por hora.
O Inmet alerta para o risco de cortes de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e descargas elétricas. Recomenda-se que as pessoas evitem abrigar-se sob árvores, estacionar veículos próximos a torres de transmissão ou placas de propaganda e, se possível, desligar aparelhos elétricos e quadro geral de energia.
As áreas mais afetadas incluem o centro, norte, noroeste e leste de Goiás; Triângulo Mineiro/Alto Paranaíba; Região Metropolitana de Belo Horizonte; centro, norte, noroeste e oeste de Minas Gerais; Distrito Federal; Vale do Rio Doce e Jequitinhonha.
Além disso, o Inmet emitiu um alerta de “grande perigo” de tempestades na maior parte do Rio de Janeiro, Espírito Santo e Zona da Mata, Minas Gerais, com validade até este domingo, podendo ser prorrogado de acordo com as condições meteorológicas. Este alerta destaca o potencial de chuvas com volumes superiores a 60 milímetros por hora ou acima de 100 milímetros por dia, com alto risco de alagamentos, transbordamentos de rios e deslizamentos de encostas em áreas de risco.