URGENTE: PGR pede que STF abra inquérito contra André Janones
A Procuradoria-Geral da República (PGR) solicitou ao Supremo Tribunal Federal (STF) a investigação do deputado federal André Janones (Avante-MG) por supostas práticas de “rachadinha” em seu gabinete. Ana Borges Coêlho, vice-procuradora-geral da República e principal assessora da PGR interina, Elizeta Ramos, assinou o pedido nesta sexta-feira.
Ana Borges destacou que, segundo a PGR, existem indícios “sugestivos” para iniciar a investigação, focando em possíveis crimes de associação criminosa, peculato e concussão. O pedido se apoia em um áudio divulgado recentemente, onde Janones é ouvido solicitando parte dos salários de seus assessores. A PGR busca esclarecer se o deputado se associou aos funcionários para desviar recursos públicos ou exigia uma porcentagem dos salários em troca de nomeações. “Os fatos são graves e há indícios suficientes sugestivos”, afirmou a vice-procuradora.
Ainda não houve distribuição do processo no STF, e caberá ao ministro relator decidir sobre a autorização para abrir o inquérito.
Os áudios, revelados na segunda-feira pelo portal Metrópoles, mostram Janones sugerindo a criação de uma “vaquinha” entre os servidores de seu gabinete em 2019, para financiar a campanha de seu grupo político em 2020. Janones esclarece no áudio: “Isso é legal. Às vezes, você confunde isso com devolver salário. Devolver salário é você ficar lá na sua casa dormindo, me dá seu cartão, todo mês eu vou lá e saco e deixo só um salário pra você. Isso é devolver salário”.