IBGE aponta crescimento de 3% em 2022, após revisão
O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) atualizou o crescimento do Produto Interno Bruto (PIB) do Brasil para 2022, elevando-o de 2,9% para 3%. A revisão de 0,1 ponto percentual foi anunciada nesta terça-feira (05), no Rio de Janeiro, juntamente com os resultados do terceiro trimestre de 2023.
Rebeca Palis, coordenadora de Contas Nacionais do IBGE, atribuiu a mudança ao ajuste nos pesos do Sistema de Contas Nacionais, baseado em dados atualizados, incluindo pesquisas industriais e de serviços, além de informações financeiras, de seguros, saúde e agropecuária.
O IBGE explicou que a revisão abrangente realizada no terceiro trimestre de cada ano incorpora novos pesos e, se necessário, aperfeiçoamentos metodológicos. Essa atualização segue a divulgação dos resultados anuais definitivos do Sistema de Contas Nacionais, referenciados ao ano de 2010.
Rebeca Palis destacou que a principal alteração no PIB de 2022 foi uma queda menor na agropecuária, ajustada de 1,7% para 1,1%, com base em pesquisas estruturais. Do lado da demanda, o item que mais variou foi as despesas de consumo do governo, principalmente em saúde, revisado de 1,5% para 2,1%. Essa alteração, segundo Palis, deve-se às atualizações significativas nos dados do DataSUS, que impactaram o cálculo final.