Governo Lula vai investir quase R$ 200 milhões em publicidade no próximo ano
A Secretaria de Comunicação (Secom) da Presidência da República anuncia planos de investir R$ 195 milhões anualmente em comunicação digital a partir do próximo ano. Um edital será publicado na próxima terça-feira (26), visando selecionar quatro agências para gerenciar as campanhas publicitárias do governo federal ao longo dos próximos cinco anos.
Esta iniciativa marca uma retomada significativa nas parcerias entre a administração federal e agências externas, as quais estiveram suspensas desde 2020. Naquele ano, a Isobar, uma agência digital focada em contas públicas, encerrou suas operações com o Executivo federal, e desde então, a comunicação digital do Palácio do Planalto não contou com o envolvimento de agências externas. Apenas um pregão eletrônico de seis meses foi realizado após o término do contrato com a Isobar.
Com a chegada do governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) em 2023, o ex-deputado federal Paulo Pimenta (PT) assumiu como ministro-chefe da Secom. Sob sua gestão, em março deste ano, a Secretaria alocou cerca de R$ 20 milhões para uma única campanha contra fake news e para o desenvolvimento da plataforma “Brasil contra Fake”.