Notícias

Governador do DF declina convite para evento que relembrará invasões do 08/01, organizado pelo Planalto


O governador do Distrito Federal, Ibaneis Rocha (MDB), optou por não participar do evento organizado pelo Palácio do Planalto em memória às invasões das sedes dos Três Poderes, programado para o próximo dia 8 de janeiro, data que marca o aniversário dos ataques. Esta informação foi divulgada pelo jornal O Estado de S. Paulo.

O presidente Lula foi informado por Ibaneis de que ele estará de férias e não planeja retornar a Brasília para o evento. Durante uma reunião ministerial no Palácio, Lula expressou sua expectativa de que ministros e governadores, além de outras autoridades, estejam presentes em Brasília para o ato. “Estou convidando todos os governadores, porque dia 8 de janeiro vamos fazer um ato aqui em Brasília para lembrar o povo que tentou se dar um golpe dia 8 de janeiro e que ele foi debelado pela democracia deste país”, disse Lula.

O afastamento temporário de Ibaneis do cargo de governador também foi mencionado, uma decisão tomada pelo ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Alexandre de Moraes, por “conduta dolosamente omissiva” durante os ataques. Moraes justificou o afastamento citando a omissão e a conivência de autoridades de segurança e inteligência do Distrito Federal, incluindo a falta de policiamento adequado e a permissão de entrada de mais de 100 ônibus em Brasília sem escolta.

Após o pedido da Procuradoria-Geral da República (PGR), o Inquérito (INQ) 4923 foi aberto para investigar as ações de Ibaneis, do ex-secretário de Segurança Pública do DF Anderson Torres, de seu substituto, Fernando de Sousa Oliveira, e do ex-comandante da Polícia Militar do DF, Fábio Augusto Vieira. Ibaneis reassumiu seu cargo de governador em 15 de março.




Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo