Deputado aliado ao PT na Bahia é investigado pela PF por suposto comando de milícia
A Operação El Patron, deflagrada nesta quinta-feira (7), tem como alvos o deputado estadual aliado do PT, Kleber Cristian Escolano de Almeida, conhecido como “Binho Galinha”, e três policiais militares. A operação visa combater uma milícia atuante na região de Feira de Santana (BA). A Polícia Federal (PF) está executando dez mandados de prisão e 33 de busca e apreensão contra os membros da organização criminosa, que teve R$ 700 milhões bloqueados de suas contas por ordem da Justiça Federal.
Além dos mandados de prisão, a operação, autorizada pela 1ª Vara Criminal de Feira de Santana, inclui o sequestro de 26 propriedades e a suspensão das atividades econômicas de seis empresas ligadas à milícia. Esta organização é especializada em lavagem de dinheiro proveniente de atividades ilícitas como jogo do bicho, agiotagem, extorsão e receptação qualificada.
Binho Galinha, aliado do governador da Bahia, Jerônimo Rodrigues (PT), é apontado como líder da organização. A PF esclareceu que continuará investigando o deputado, que possui foro privilegiado, em conformidade com a jurisprudência do Supremo Tribunal Federal.
A operação mobilizou 200 policiais federais e estaduais, com o apoio de auditores-fiscais e analistas tributários da Receita Federal. A investigação, que começou com uma denúncia do Ministério Público da Bahia, revelou a estrutura e o poderio econômico da organização criminosa. As apurações podem resultar em condenações que somam mais de 50 anos de reclusão.
A Receita Federal identificou inconsistências fiscais e indícios de lavagem de dinheiro entre os investigados. Três policiais militares da Bahia, que supostamente integravam o braço armado da milícia, estariam envolvidos em cobranças violentas e empréstimos com juros abusivos.
A operação contou com a colaboração do Comando de Operações Táticas da PF, Grupo de Pronta Intervenção da PF, Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado do Ministério Público Estadual e da Coordenadoria de Recursos Especiais da Polícia Civil da Bahia.