Jornal francês ‘Le Monde’ descreve Janja como “vice-presidente” e sucessora de Lula
O prestigiado jornal francês “Le Monde”, em uma publicação de terça-feira (31), descreveu a primeira-dama do Brasil, Janja da Silva, como a “vice-presidente” não oficial do país. Em um artigo minucioso, o veículo de comunicação analisou o primeiro ano de atuação da esposa do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), além de chamá-la de “sucessora” do petista.
O Le Monde ilustra a atuação ativa de Janja ao mencionar o episódio em que ela foi enviada ao Rio Grande do Sul, dias após o estado sofrer com a devastação de um ciclone extratropical. Enquanto o presidente Lula passava por uma cirurgia no quadril e estava afastado das atividades oficiais, em vez de delegar a tarefa ao vice-presidente Geraldo Alckmin, ele confiou-a a Janja, evidenciando a confiança depositada na primeira-dama.
A matéria também destaca a atuação de Janja nas causas sociais, enfatizando sua participação na formação do governo, com a indicação bem-sucedida de Margareth Menezes para o Ministério da Cultura.
De acordo com Claudio Couto, Janja é considerada “a personalidade mais próxima de Lula, uma das poucas que podem substituí-lo simbolicamente.”