Governo Lula é o que menos aprova projetos em 33 anos
O governo Lula enfrenta dificuldades para equilibrar as demandas dos parlamentares sem comprometer a execução de políticas públicas. Isso tem refletido no desempenho do governo nas votações no Congresso. Até o momento, apenas 24% dos projetos enviados pelo Executivo foram aprovados, marcando o pior resultado em 33 anos, inclusive em comparação aos mandatos anteriores do próprio Lula.
Um levantamento realizado pelo jornal O Globo revela que o desempenho atual de Lula é bem inferior ao do ex-presidente Jair Bolsonaro, que, em seu primeiro ano de governo, aprovou 32% das propostas apresentadas. Este percentual de Lula também fica abaixo da média de aprovação dos presidentes Dilma Rousseff, Fernando Henrique Cardoso, Itamar Franco e Fernando Collor.
Projetos importantes, como o “pacote da democracia” e medidas de controle na compra e venda de ouro, permanecem parados na Câmara. A situação se complica com a maioria conservadora no Congresso e a necessidade de negociações intensas, mesmo para aprovar medidas cruciais, como a reestruturação da Esplanada dos Ministérios. O líder do governo no Congresso, senador Randolfe Rodrigues, reconhece a realidade desafiadora, mas ressalta a aprovação de matérias importantes para o Executivo.
No entanto, vetos presidenciais em alterações feitas pelos parlamentares em projetos do Executivo correm o risco de serem derrubados nos próximos dias. Entre eles, mudanças no novo arcabouço fiscal e a proposta que trata do Carf.