Com dívidas e queda de 95% das vendas, grupo Starbucks perde licença para atuar no Brasil, em meio a pedido de recuperação judicial
A rede de cafeterias Starbucks Brasil perdeu o direito de uso da marca no país durante as negociações para a repactuação do contrato, conforme informações da Folha de S. Paulo. A decisão coloca em risco as operações do grupo SouthRock Capital, que também controla marcas como Subway e Eataly no Brasil.
O pedido de recuperação judicial da SouthRock Capital, submetido à Justiça de São Paulo, revela que a rede de cafeterias Starbucks possui um faturamento bruto de R$ 50 milhões, representando uma parte substancial do fluxo de caixa consolidado do grupo.
Com o intuito de preservar o direito de uso da marca pelo menos até o término do processo de mediação, os advogados do SouthRock Capital, representados pelo escritório Thomaz Bastos, Waisberg, Kurzweil, solicitaram uma medida urgente.
Antes da decisão pela recuperação judicial, as empresas estavam buscando uma reestruturação financeira e operacional, uma vez que enfrentaram anos de prejuízos consideráveis, dificultando a obtenção de crédito para o capital de giro.