Boulos e Janones também encontraram a “Dama do Tráfico Amazonense”
Em Brasília, assessores do Ministério da Justiça e Segurança Pública não foram as únicas autoridades que receberam a visita de Luciane Barbosa Farias, esposa de Clemilson dos Santos Farias, conhecido como Tio Patinhas e apontado como um líder do Comando Vermelho no Amazonas. No Distrito Federal, ao longo do mês de maio, ela se reuniu com outros aliados do governo e figuras influentes na política.
Luciane Barbosa Farias manteve conversas com o deputado Guilherme Boulos (Psol-SP) e representantes da Secretaria Nacional de Promoção e Defesa dos Direitos Humanos, órgão vinculado ao Ministério dos Direitos Humanos, dirigido por Silvio Almeida. Além disso, ela posou para fotos ao lado do deputado federal André Janones (Avante-MG).
Clemilson dos Santos Farias, também conhecido como Tio Patinhas, teve uma trajetória no mundo do crime e foi considerado um dos líderes do Comando Vermelho no Amazonas. No entanto, ele foi preso em dezembro do ano passado e atualmente cumpre pena de 31 anos no presídio de Tefé (AM).
No ano de 2022, quando seu marido foi preso, Luciane criou a Associação Instituto Liberdade Amazonas, que alega atuar em favor dos presidiários. Ela assume o cargo de presidente da instituição e busca promover melhorias para familiares, internos e ex-detentos dentro dos limites legais.
Em maio, como presidente do Instituto, Luciane Barbosa Farias viajou para Brasília, onde se reuniu com diversos políticos e autoridades. Ela compartilhou fotos ao lado de Guilherme Boulos e da deputada federal Daiana Santos (PCdoB-RS). Durante o encontro, a congressista comunista demonstrou seu apoio às causas defendidas pelo instituto liderado por Luciane.
A Associação Instituto Liberdade Amazonas, por meio de seu logotipo, destaca sua luta por menos pessoas nas prisões, simbolizando isso com a imagem de um par de mãos rompendo as correntes de uma algema. Além disso, Luciane foi recebida diretamente na sede do Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania, onde discutiu ações em prol dos direitos humanos da população carcerária do Brasil.
O envolvimento de Luciane Barbosa Farias com políticos e autoridades gerou controvérsias e levanta questões sobre a natureza dessas interações e seu impacto na política e na justiça do Brasil. Seus encontros com figuras proeminentes na política do país continuam a ser analisados e debatidos.