Amigo do Amigo: Lula indica preferido de Nunes Marques para vaga do TRF-1 e liga para dar “boa notícia” ao magistrado
Em mais um gesto de aproximação com os indicados por Bolsonaro ao Supremo Tribunal Federal (STF), o presidente Lula estreitou laços ao telefonar para o ministro Nunes Marques para comunicar a nomeação do juiz João Carlos Mayer Soares como desembargador do Tribunal Regional Federal da 1ª Região, vaga apoiada pelo ministro. A iniciativa, revelada inicialmente pela Folha de S. Paulo foi bem vista não apenas por Nunes Marques, mas também pelo presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL), segundo fontes no Judiciário.
O Palácio do Planalto busca intensificar seus laços com o STF, com foco nos ministros indicados pelo ex-presidente Jair Bolsonaro, como Nunes Marques e André Mendonça. O esforço conta também com a participação do ministro da Advocacia-Geral da União (AGU), Jorge Messias.
Nos bastidores, a nomeação, além de ser percebida como um gesto de aproximação, é vista como um revés para o ministro da Justiça, Flávio Dino, visto que o nome apoiado por ele, Pablo Zuniga, não foi escolhido. Zuniga também contava com o respaldo de Gilmar Mendes.
O TRF-1, que abrange 14 estados, é alvo de atenção constante no meio político devido à sua abrangência territorial.
Vasconcelos foi indicado pelo critério de antiguidade, enquanto a escolha de Soares seguiu a regra de merecimento. Ambos ocuparão as vagas decorrentes das aposentadorias de Olindo Herculano de Menezes e Cândido Artur Medeiros Ribeiro Filho.
O ministro André Mendonça, também indicado por Bolsonaro ao STF, estabeleceu um canal de comunicação com o Palácio do Planalto. A avaliação na Corte é que, no caso de Nunes Marques, a aproximação está mais consolidada, já que, como relator de ações de interesse do Executivo, tem discutido temas cruciais, como a privatização da Eletrobras, com membros da equipe econômica.