Notícias

Pesquisa aponta Tarcísio de Freitas como principal opositor de Lula em 2026

Mesmo inelegível, Jair Bolsonaro aparece na pesquisa espontânea


De acordo com pesquisa do Instituto Paraná, divulgada nesta sexta-feira (13), se as eleições presidenciais fossem hoje, Lula (PT) lideraria com 36,6% das intenções. Tarcísio de Freitas (Republicanos), governador de São Paulo, aparece em segundo lugar, com 12,7%. Os candidatos Simone Tebet (MDB), Sergio Moro (União Brasil), Ciro Gomes (PDT) e Romeu Zema (Novo) também são destaques, com 7,4%, 6,7%, 6,3% e 5,7% respectivamente.

Os demais nomes sondados, Ratinho Júnior (PSD), Eduardo Leite (PSDB), Tereza Cristina (PP) e Ronaldo Caiado (União Brasil), variam entre 4,6% e 1,2% de intenções de voto. Na pesquisa, 4,7% dos participantes não souberam ou optaram por não opinar.

Quando avaliados em cenários específicos, excluindo Moro e Zema da lista e mantendo Tarcísio, Lula teria 37,6% das intenções e o governador de São Paulo, 18,9%. Em uma simulação com Zema, sem Tarcísio e Moro, Lula permanece com 37,6% e o governador mineiro salta para 15,3%.

O ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) não foi incluído nos cenários, mas marcou 14,3% nas respostas espontâneas, enquanto Lula obteve 22,1%. Importante destacar que, a mais de mil dias das eleições de 2026, 51,2% dos entrevistados ainda estão indecisos ou preferiram não opinar.

A pesquisa, realizada entre 29 de setembro e 3 de outubro, ouviu 2.020 eleitores em 162 municípios de 26 estados e do Distrito Federal. A margem de erro é de 2,2 pontos percentuais e a amostragem é estratificada por gênero, idade, escolaridade, nível econômico e região.




Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo