Notícias

Jornalistas argentinos enfatizam o papel ‘fundamental’ dos assessores de Lula na vitória de Massa


No domingo, jornalistas do canal argentino C5N não apenas ironizaram o deputado federal Eduardo Bolsonaro (PL-SP) ao vivo, como também enfatizaram a importância da grande ajuda prestada pelos assessores do presidente brasileiro Luiz Inácio Lula da Silva (PT) para que o candidato governista, Sergio Massa, conquistasse o primeiro lugar na votação e avançasse para o segundo turno das eleições na Argentina.

Segundo eles, “Foram fundamentais nessa etapa os assessores brasileiros de Lula da Silva, que entenderam o fenômeno Milei porque haviam entendido o fenômeno Bolsonaro. E como entrar no fenômeno Javier Milei? Não é por meio da discussão de ele estar louco ou não, mas sim pelas suas ideias.”

Um grupo de marqueteiros que trabalhou nas campanhas de Lula e do PT nos últimos anos viajou para Buenos Aires após as prévias eleitorais na Argentina e tem acompanhado Massa desde então. Durante esse período, o candidato governista passou de terceiro para primeiro lugar, obtendo uma vantagem de 6 pontos percentuais sobre o rival Milei.

O canal C5N, o mais assistido de notícias na Argentina, destacou que Lula está “obcecado” com o país e que, junto a outros líderes de esquerda, está “fazendo o impossível para ajudar positivamente”.

Os jornalistas também mencionaram um aconselhamento que Lula teria dado a Massa quando o ministro da Economia argentino visitou o Brasil. “Você tem que ganhar as eleições. Pare de contar dólares e vá ganhar as eleições”, teria dito o ex-presidente. Lula mantém uma relação próxima com o atual presidente argentino, Alberto Fernández, com quem se reuniu várias vezes nos primeiros meses do mandato.

É importante notar que Milei é um opositor declarado de Lula, a quem já chamou de “ladrão”, “comunista” e “presidiário”. Além disso, ele conta com o apoio do clã Bolsonaro, incluindo o deputado federal Eduardo Bolsonaro, que pessoalmente acompanhou o processo eleitoral na Argentina.

O governo brasileiro demonstrou apoio a Massa ao intervir na liberação de um empréstimo bilionário para a Argentina por meio do Banco de Desenvolvimento da América Latina (CAF). Isso ocorreu em um momento de forte instabilidade econômica no país, no qual Massa é o ministro da Economia. Milei acusou Lula de minar sua candidatura devido a esse episódio.

Nesta segunda-feira (23), ministros do governo Lula parabenizaram Massa pelo resultado no primeiro turno das eleições e pediram votos a seu favor. O ministro da Fazenda, Fernando Haddad, não fez comentários específicos sobre o resultado, mas mencionou que está acompanhando o pleito “com interesse, devido ao Mercosul”.




Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo