Embaixada de Israel responde acusações do PT
A Embaixada de Israel no Brasil emitiu um comunicado nesta terça-feira, 17, criticando a resolução do PT sobre o conflito no Oriente Médio. No comunicado, a Embaixada lamentou a comparação feita pelo partido entre as ações do grupo palestino Hamas e as operações do governo do primeiro-ministro Benjamin Netanyahu. O comunicado afirmou: “Qualquer pessoa que pense que o assass1nato bárbaro, a violação e a decapitação de pessoas é uma posição política, ou que se trata apenas de uma luta política legítima, possui uma extrema falta de compreensão da atual situação. É muito lamentável que um partido que defende os direitos humanos compare a organização terrorista Hamas, que vai de casa em casa para assassinar famílias inteiras, com o que o governo israelense está fazendo para proteger os seus cidadãos. Deve ser feita uma forte separação entre a organização terr0rista Hamas e os palestinos.”
O PT condenou os ataques do Hamas e acusou o Estado de Israel de gen0cídio contra o povo palestino. O partido declarou apoio à atuação do governo brasileiro e ao Conselho de Segurança da Organização das Nações Unidas (ONU) em prol de um cessar-fogo e pelo cumprimento das definições da ONU. O documento do PT também afastou a possibilidade de aproximação com o Hamas e disse que mantém relações partidárias unicamente com a Organização para a Libertação da Palestina (OLP) e com a Autoridade Nacional Palestina sediada em Ramallah.
Posição da Embaixada de Israel após as declarações do Partido dos Trabalhadores (PT):
Qualquer pessoa que pense que o assassinato bárbaro, a violação e a decapitação de pessoas é uma posição política, ou que se trata apenas de uma luta política legítima, possui uma extrema falta… pic.twitter.com/7nGlwfkbwe
— Israel no Brasil (@IsraelinBrazil) October 17, 2023