Lula embarca para Cuba onde participará do G77 + China
Nesta sexta-feira (15), o presidente Luiz Inácio Lula da Silva partiu rumo a Havana, Cuba, para participar da Cúpula do G77 + China, que nesta edição traz como foco “Desafios Atuais do Desenvolvimento: Papel da Ciência, Tecnologia e Inovação”. Posteriormente, ele seguirá para Nova York, onde tem o privilégio de fazer o primeiro discurso da 78ª Assembleia Geral das Nações Unidas (ONU) na próxima terça-feira (19).
Em solo cubano, além do evento, Lula se encontrará com o presidente local, Miguel Diaz-Canel, marcando a primeira visita oficial de um líder brasileiro a Cuba em quase uma década. Já em Nova York, seguindo uma tradição da ONU desde a década de 1940, o Brasil abrirá os discursos da Assembleia, precedendo o presidente norte-americano. Esta será a oitava vez de Lula à frente desse compromisso.
A agenda do presidente também inclui o lançamento de uma iniciativa mundial em prol do trabalho decente ao lado de Joe Biden, e diversas reuniões bilaterais e multilaterais nos bastidores da assembleia. A comitiva presidencial nos EUA será composta por ministros, que terão encontros temáticos sobre direitos humanos, saúde e desarmamento.