Governo Federal lança bolsa de R$ 900 para capacitação de Agentes de Segurança
O governo federal anunciou a oferta de 100 mil bolsas no valor de R$ 900 para formação de agentes de segurança em todo o Brasil. Esta iniciativa faz parte do Projeto Bolsa Formação, integrado ao Programa Nacional de Segurança Pública com Cidadania (Pronasci 2).
O Ministério da Justiça informou que os treinamentos se alinharão aos objetivos do Pronasci 2. Serão contemplados policiais militares, civis, penais, bombeiros militares, profissionais de perícia criminal e guardas municipais de estados participantes.
Durante o lançamento, o ministro da Justiça, Flávio Dino, ressaltou que a bolsa servirá como “um estímulo a mais” para os profissionais de segurança e enfatizou o potencial para reforçar parcerias entre governos federal, estaduais e municipais.
Um dos focos principais do Pronasci é abordar temas como prevenção da violência contra mulheres, combate ao racismo estrutural e políticas de segurança para regiões vulneráveis.
Os cursos terão início em novembro. Tamires Sampaio, coordenadora do Pronasci, destaca a importância da atualização contínua em segurança, considerando as constantes transformações sociais que impactam a área. Segundo ela, o programa visa “atualizar as práticas de segurança e aprimorar conhecimentos prévios”.