Flávio Bolsonaro aciona AGU contra declarações de Gleisi Hoffmann à Justiça Eleitoral
O senador Flávio Bolsonaro entrou com uma representação na Advocacia-Geral da União contra a presidente do PT, deputada Gleisi Hoffmann, após críticas da parlamentar à Justiça Eleitoral. No documento encaminhado ao ministro da AGU, Jorge Messias, Flávio apontou que os comentários de Gleisi não se tratavam apenas de “mera crítica”, mas sim de um ataque que compromete a legitimidade do Poder.
Na última quarta-feira, durante uma sessão da comissão especial da PEC da Anistia, Gleisi questionou a viabilidade dos valores de multas estipulados pela Justiça Eleitoral, sugerindo que os partidos não teriam condições de cumprir tais pagamentos. A deputada ainda classificou como “absurda” a existência de cortes voltadas exclusivamente para eleições.
Em resposta, Flávio destacou a importância da Justiça Eleitoral, afirmando que é “essencial para o funcionamento do Estado e fortalecimento da democracia brasileira”. O senador também encaminhou sua representação à Procuradoria Nacional da União de Defesa da Democracia, órgão voltado ao combate de fake news.
O presidente do TSE, ministro Alexandre de Moraes, também se pronunciou sobre o caso. Ele repudiou as afirmações da deputada, classificando-as como “errôneas” e “falsas”.
Em uma coletiva realizada em Recife, Gleisi reafirmou sua posição, declarando que sua crítica foi voltada, principalmente, ao “corpo técnico da Justiça Eleitoral” e ao modo como tratam a prestação de contas.