Conversa com o Presidente: Lula propõe sigilo em votos dos ministros do STF
Na sua transmissão ao vivo desta terça-feira (5), o presidente Luiz Inácio Lula da Silva questionou a atual transparência dos votos dos ministros do Supremo Tribunal Federal (STF). Em meio a críticas ao ex-presidente Jair Bolsonaro, pessoas de alta renda e militares, Lula sugeriu uma mudança na forma como são divulgados os votos.
Segundo o presidente, o público não deveria ter acesso ao voto individual de cada ministro: “A sociedade não tem que saber como é que vota o ministro da Suprema Corte. Votou uma maioria, ninguém precisa saber quem votou”, argumentou, indicando que isso poderia reduzir animosidades relacionadas às decisões do STF.
Essa posição é uma resposta às críticas que ministros têm enfrentado nos últimos anos. O próprio indicado de Lula, Cristiano Zanin, vem sendo criticado por decisões consideradas conservadoras desde que assumiu o cargo em agosto.
Reforçando a proposta, o ministro da Justiça, Flávio Dino, em coletiva no Palácio do Planalto, informou que já conversou com Lula sobre o assunto. Segundo Dino, tal modelo, em que a posição individual dos ministros não é divulgada, já é adotado em lugares como a Suprema Corte dos Estados Unidos.