Notícias

Advogados dos réus de 8/1 protestam em frente ao STF contra julgamentos virtuais e pedem retorno ao plenário físico


Advogados protestam em frente ao STF contra julgamento virtual dos réus do 8 de janeiro. Na segunda-feira (25), eles reivindicaram o direito de defender seus clientes presencialmente, contestando a decisão da Corte de realizar o julgamento em plenário virtual.

A manifestação foi organizada pela Associação dos Familiares e Vítimas do 8 de janeiro (Asfav). Cerca de 10 defensores participaram do ato, usando camisetas com a inscrição “Não seremos intimidados”.

Ezequiel Silveira, advogado que representa 25 réus do caso, fez a sustentação oral de Moacir José dos Santos, um dos acusados, diretamente em frente ao edifício do STF. Silveira afirmou: “A determinação é um cerceamento de defesa. No plenário virtual, não há debates. Vamos gravar nossa defesa aqui, na porta, como forma de protesto.”

Moacir José dos Santos, de Foz do Iguaçu (PR), aguarda seu julgamento. As sessões do STF relacionadas ao 8 de janeiro serão retomadas virtualmente à meia-noite de terça-feira (26/9), após aprovação da presidente do STF, ministra Rosa Weber, e solicitação do relator, ministro Alexandre de Moraes.

Gabriella Ritter, presidente da Asfav, ressaltou no protesto sua esperança de um retorno ao formato presencial: “A determinação viola princípios e prerrogativas dos advogados. Esperamos ser ouvidos e que os julgamentos voltem ao plenário físico”, disse Ritter.




Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo