Vídeo mostra facilidade de invasores no dia 8/1 durante ataque aos Três Poderes
Imagens chocantes das câmeras de vídeo do Ministério da Justiça, capturadas durante os eventos do 8 de janeiro, foram reveladas nesta quinta-feira (10) à Comissão Parlamentar Mista de Inquérito (CPMI). As imagens, agora em posse da Polícia Federal, mostram com clareza a facilidade com que os invasores acessaram as sedes dos Três Poderes, os confrontos com as forças policiais e, finalmente, sua retirada dos locais. As imagens são do site Metrópoles.
Durante a análise de aproximadamente três horas de imagens, entre 16h e 19h, foram capturados detalhes como o curioso fato da câmera, operada manualmente, pôde dar zoom e se mover para locais de maior tensão, fornecendo uma visão ‘privilegiada’ dos eventos.
No Palácio do Planalto, os manifestantes foram vistos subindo e descendo a rampa com muita facilidade. Os vândalos foram ainda mais audaciosos, jogando pedras contra os policiais militares e até usando armários do palácio como barricadas.
O Supremo Tribunal Federal também não escapou da violência, com a utilização de bombas pelas forças de segurança.
Estranhamente, os invasores pareciam à vontade, sentados em cadeiras de praia, e até encontraram sombra para se abrigar naquela tarde de domingo.
🚨Exclusivo. Veja imagens inéditas do Ministério da Justiça no 8 de janeiro
Imagens mostram facilidade dos golpistas em invadir as sedes dos Três Poderes; ministério enviou gravações à CPMI do 8 de Janeiro
Leia na coluna @guilherme_amado: https://t.co/8SvLjCxy46 pic.twitter.com/kI9qa2XaF1
— Metrópoles (@Metropoles) August 10, 2023