Notícias

Rotativo de cartão de crédito pode chegar ao fim, anuncia presidente do Banco Central


Em audiência no Senado, Roberto Campos Neto, presidente do Banco Central (BC), anunciou que um grupo multidisciplinar apresentará, em três meses, propostas para lidar com os elevados juros do rotativo do cartão de crédito. A tendência é eliminar o rotativo e conduzir diretamente ao parcelamento com taxas ao redor de 9%.

“A ideia é que quem não paga o cartão vai diretamente para o parcelamento”, esclareceu Campos Neto. Ele também sinalizou a criação de uma tarifa extra para desincentivar parcelamentos longos. Com taxas anuais superando os 437% em junho, e inadimplência atingindo 52%, o presidente do BC salientou que o cartão de crédito é “o grande problema”, destacando que a inadimplência no Brasil não tem paralelo global.

Medidas adicionais serão reveladas “nas próximas semanas”, após diálogos com o deputado Elmar Nascimento (União Brasil-BA), autor de uma proposta sobre teto de juros do cartão. Porém, Campos Neto expressou preocupação sobre a limitação da quantidade de cartões, apontando possíveis impactos no setor varejista.




Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo