Posicionamentos de Zanin irritam Felipe Neto e militantes de esquerda
O recém-empossado ministro do Supremo Tribunal Federal, Cristiano Zanin, tem gerado debates com suas decisões favoráveis a pautas conservadoras. Zanin se posicionou contra a equiparação de ofensas à comunidade LGBTQIA+ à injúria racial, apontando questões técnicas na proposta. “O reconhecimento não estava dentro do escopo da demanda e julgamento que equiparou a discriminação ao racismo”, justificou.
Em outra ocasião, o ministro se manifestou contra a regulamentação do uso pessoal da mac0nha. Divergindo do relator, Gilmar Mendes, que propôs um limite de 60g para classificar alguém como usuário, Zanin defendeu um limite de 25g. Ele argumentou que, apesar de reconhecer os usuários como vítimas do tráfic0, a descriminalização poderia impactar negativamente a saúde pública.
Além disso, Zanin chamou a atenção ao não considerar insignificante a condenação de dois indivíduos por furto de itens avaliados em cerca de R$ 100. Em outra decisão, defendeu que juízes possam atuar em processos ligados a escritórios onde familiares trabalhem, desde que estes não estejam diretamente envolvidos nos casos.
As decisões do ministro tem irritado influenciadores declaradamente esquerdistas, que esperavam uma postura mais alinhada à pauta progressista.
Quando Lula indicou q colocaria Zanin no STF, os progressistas só pediam uma coisa: “onde estão os posicionamentos deste homem? Qual sua visão de mundo?”
Agora está claro.
Lula colocou um conservador no STF q vai ficar lá por 27 anos!
Inacreditável, Lula. Inacreditável. pic.twitter.com/ocwpvHDELM
— Felipe Neto 🦉 (@felipeneto) August 24, 2023