Notícias

OPERAÇÃO LESA PÁTRIA: PF cumpre 10 mandados de prisão e 16 de busca e apreensão


Em nova etapa da Operação Lesa Pátria, a Polícia Federal deflagrou, nesta quinta-feira (17), a 14ª fase com o cumprimento de 10 mandados de prisão preventiva e 16 de busca e apreensão. As ações visam indivíduos supostamente envolvidos no financiamento de protestos que culminaram em atos de vandalismo nas sedes dos Três Poderes em 8 de janeiro.

As operações ocorreram no Distrito Federal e em cinco estados, incluindo Bahia, Goiás, Paraíba, Paraná e Santa Catarina. Santa Catarina liderou com 7 mandados de busca e apreensão, e até o momento, cinco dos alvos dos mandados de prisão já foram detidos.

Entre os presos identificados estão o pastor Dirlei Paiz, de Blumenau, que mantém registros em redes sociais pedindo “intervenção federal” e a cantora gospel Fernanda Oliver, de Goiânia, apelidada de “musa das manifestações golpistas bolsonaristas”, que transmitiu em tempo real a invasão do 8 de janeiro.

A PF esclareceu, em nota, que os alvos desta fase são suspeitos de incentivar o movimento violento intitulado “Festa da Selma”, que foi uma expressão codificada usada para planejar as invasões. Eles compartilharam sob essa denominação coordenadas e instruções para os ataques. Orientações como evitar levar idosos e crianças e se preparar para confrontos com a polícia também foram encontradas.

Na noite de ontem, o ministro Alexandre de Moraes, que incluiu o ex-ministro-chefe do GSI, general Gonçalves Dias, no inquérito que investiga a atuação de militares no dia 8 de janeiro. Moraes também iniciou processos que podem incriminar outros 70 envolvidos na invasão dos prédios centrais da Esplanada dos Ministérios.




Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo