General Rodrigues preparou de viagem de Lula e emitiu “alerta laranja” um dia antes dos atos de 8/1, diz site
Segundo publicação do site Metrópoles, documentos apontam o general Carlos Feitosa Rodrigues, flagrado dialogando com invasores no Palácio do Planalto, como o militar que deu início aos preparativos da viagem do presidente Lula a Araraquara um dia antes dos ataques de 8/1. Rodrigues, atuando no Gabinete de Segurança Institucional da Presidência (GSI), encaminhou um e-mail recebido da chefia de gabinete de Lula ao Departamento de Coordenação de Eventos, Viagens e Cerimonial Militar.
A mensagem enviada: “Solicito enviar escalão avançado para preparar atividade do senhor Presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, no evento ‘Apoio à situação das enchentes em Araraquara’, a realizar-se no dia 08/01/2023, em Araraquara/SP.”
O mesmo general Rodrigues foi quem emitiu um “alerta laranja” na véspera dos ataques, medida que acabou reduzindo o contingente de segurança do Palácio.
As revelações ganham mais destaque à luz da CPMI do 8 de Janeiro. A oposição acusa o governo, incluindo o GSI, de facilitar as invasões intencionalmente. Defensores de Lula argumentam que o GSI pode ter sido “contaminado”, citando a proximidade de Rodrigues com o ex-presidente. Vale lembrar que o general Gonçalves Dias, então chefe do GSI, foi demitido após ser visto conversando com invasores nas imagens divulgadas.