Fux ordena à PGR reabertura de investigação contra Janones
O Ministro do Supremo Tribunal Federal, Luiz Fux, ordenou que a Procuradoria-Geral da República (PGR) se pronuncie sobre a continuação de uma investigação envolvendo o deputado federal André Janones (Avante-MG) e a prefeita de Ituiutaba (MG), Leandra Guedes.
A investigação, iniciada pela Polícia Federal em Uberlândia (MG), apura uma “suposta prática de desvio de recursos públicos federais”, mais conhecida como “rachadinha”. O caso foi trazido à Corte em maio, encaminhado pela Justiça Federal de Ituiutaba, devido ao foro privilegiado de Janones.
O despacho de Fux declarou: “Abra-se vista à Procuradoria-Geral da República, para manifestação quanto à continuidade do feito”. A petição referente ao deputado está sendo processada em segredo de Justiça no Supremo Tribunal Federal.
Janones e Guedes, que é prefeita da cidade natal do deputado, foram acusados em dezembro de 2021 por um ex-assessor de Janones, Fabrício Ferreira, de praticar desvio de salários de um servidor do gabinete na Câmara. O caso foi levado à PGR, que, então, iniciou a investigação, segundo informou o portal Metrópoles.
André Janones, que chegou a lançar sua candidatura presidencial para as eleições de 2022, desistiu da disputa para apoiar o presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Ele tornou-se uma figura central na campanha do petista nas redes sociais, onde adotou estratégias sensacionalistas para defender Lula.