“Falsas premissas causaram uma lavagem cerebral na população”, diz Moraes sobre manifestações após eleições
Em encontro com representantes da Justiça alemã na quarta-feira (16), o ministro do STF, Alexandre de Moraes, ressaltou a crescente ‘tentativa de desacreditar’ as instituições democráticas no Brasil, conforme publicado pelo jornal Estadão.
Moraes criticou um movimento de “populismo com base na ideologia de extrema direita”, que se aproveita de desinformação nas redes sociais para atacar a democracia. “Foi construída uma narrativa, baseada em falsas premissas, causando uma lavagem cerebral na população. O foco não é explicitamente acabar com a democracia, mas alegar que os instrumentos democráticos, como as eleições, estão sendo manipulados”, afirmou.
O ministro, que também é presidente do TSE, apontou que ‘grupos extremistas vêm tentando enfraquecer a democracia’ de forma velada, acusando fraudes no sistema eleitoral sem apresentar evidências. Na última terça-feira (15), Moraes destacou os esforços da Justiça Eleitoral em inovar para enfrentar as fake news e assegurar a integridade das eleições de 2022.