Descriminalização do porte de dr0gas preocupa presidente de Comissão da Câmara
Sanderson, presidente da Comissão de Segurança Pública da Câmara dos Deputados, criticou a descriminalização do porte de dr0gas, matéria que será discutida pelo STF. Ele argumenta que tal medida faria do Brasil um “sonho de consumo” para organizações criminosas e declara: “O país passará a ser um promissor mercado para as quadrilhas do tráfico… traficância que manobra cerca de 400 bilhões de dólares por ano no mundo”.
Com base em dados recentes do Departamento de Homicídios da Polícia Civil do Rio Grande do Sul, Sanderson ressalta a gravidade da situação: “80% dos homicídios violentos têm relação com o tráfico de drogas”.
Além disso, ele critica o STF por trazer o tema à pauta, vendo isso como uma interferência inapropriada no domínio legislativo: “É uma intromissão indevida do Supremo na seara parlamentar. Qualquer modificação legal sobre legalizar ou não o consumo de drogas só pode ser feita pelo Legislativo, jamais pelo Judiciário… Só mesmo alguém com ideais deletérios à sociedade para defender a liberação das drogas”. A questão será debatida pelo plenário da Corte nesta quarta-feira (16/8).