Arthur Lira defende legislação que ampare ex-presidentes do Brasil
Durante inauguração da nova sede do PP em São Paulo, o presidente da Câmara, Arthur Lira, pontuou a necessidade do Brasil em criar uma legislação que assegure a dignidade dos ex-presidentes da República.
Ao ser questionado sobre as recentes acusações dirigidas a Jair Bolsonaro por possíveis envolvimentos em irregularidades durante seu mandato, Lira evitou “antecipar julgamentos”. Ele reforçou: “Acho que o Brasil, de uma maneira geral, tem que cuidar melhor de seus ex-presidentes. Nós tivemos problemas com diversos ex-líderes, como Temer, Lula, Dilma e Bolsonaro”.
O parlamentar alagoano ressaltou a importância de uma legislação que, sem encobrir ilegalidades, garanta uma qualidade de vida digna a esses ex-líderes após seus mandatos. “É assim nos países mais civilizados”, disse Lira.
Questionado sobre a natureza desses cuidados, Lira negou que estivesse propondo anistias. Para ele, um ex-presidente deve ser “tratado como instituição, seja ele quem for”. E concluiu: “Estou dizendo que a figura dos ex-presidentes como instituição precisa ter um tratamento melhor pelo Brasil.”