Notícias

“Amazônia tem de gerar riqueza”, declara Lula em evento no Pará


Na cidade de Santarém, Pará, o presidente Lula reafirmou nesta segunda-feira (7) que a Amazônia não deve ser preservada apenas como “um santuário”, mas sim, ser utilizada para gerar receita.

“A Amazônia não é só a copa das árvores. Lá moram milhões de amazônidas que querem viver bem, trabalhar, comer, ter aquilo que produz, além de querer preservar, não como santuário, mas fonte de aprendizado da ciência do mundo inteiro para que a gente possa encontrar um jeito de preservar ganhando dinheiro”, disse o mandatário

Essa declaração ocorre na véspera da Cúpula da Amazônia, que será realizada na cidade de Belém, de terça-feira (08) até quarta-feira (09). O evento reúne países membros da Organização do Tratado de Cooperação Amazônica (OTCA) e outros convidados.

O presidente já havia delineado os principais pontos da cúpula durante seu discurso na COP27, em Sharm El-Sheikh, no Egito, afirmando: “A primeira iniciativa é a realização da Cúpula dos Países Membros do Tratado de Cooperação Amazônica. Para que Brasil, Bolívia, Colômbia, Equador, Guiana, Peru, Suriname e Venezuela possam, pela primeira vez, discutir de forma soberana a promoção do desenvolvimento integrado da região, com inclusão social e responsabilidade climática.”

Entre os confirmados para o evento, está o ditador da Venezuela, Nicolás Maduro, fazendo sua segunda visita ao Brasil neste ano. Entretanto, o presidente francês, Emmanuel Macron, que foi convidado em virtude da Guiana Francesa (território francês que faz parte da floresta Amazônica), informou que não participará e ainda não indicou um representante.

 




Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo