Notícias

URGENTE: Moraes manda incluir Oswaldo Eustáquio no alerta vermelho da Interpol por crime de opinião


O Ministro Alexandre de Moraes do Supremo Tribunal Federal (STF) determinou que a Polícia Federal inclua o jornalista conservador Oswaldo Eustáquio na lista vermelha de procurados da Interpol.

Eustáquio fugiu do Brasil temendo outra prisão após as eleições do último ano. Ele está sob investigação do STF por sua participação em atos antidemocráticos. Afirmando ter buscado asilo em oito países desde o final do último ano, Eustáquio compartilha vídeos de sua vida cotidiana em albergues. Com suas contas bancárias bloqueadas pelo Supremo, ele tem feito apelos públicos com a ajuda de seus três filhos para contestar as decisões de Moraes e solicitar doações via PIX.

“Eu peço à organizações internacionais de proteção infantil e juvenil que intervenham para liberar minha conta. Não tenho nada a ver com isso. É um pedido de socorro para que possamos levar uma vida normal. Nós, meus irmãos e eu, não podemos ir à escola e teremos que dar nossos cachorros se esse apelo não for atendido. Ajude-nos através deste novo PIX”, declarou Mariana Eustáquio, uma das filhas do jornalista, em vídeos compartilhados pela família nas redes sociais.

Um memorando, agora parte do inquérito sigiloso do STF, foi recebido pela liderança da PF em 7 de julho. Contudo, até agora, o nome de Eustáquio ainda não consta na lista de difusão vermelha da Interpol. A defesa de Eustáquio, representada pelo advogado Ricardo Freire Vasconcellos, anunciou que contestará a decisão de Moraes.

“O Instituto Internacional de Defesa de Presos e Exilados Políticos (IIPEP) enviará uma carta à Interpol solicitando que o nome de Eustáquio não seja incluído no alerta vermelho com base no artigo que proíbe a inclusão de nomes por perseguição política. Oswaldo é um refugiado político por perseguição”, afirmou Vasconcellos.




Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo