URGENTE: Justiça de Brasília determina a soltura do hacker da ‘Vaza Jato’
A 10ª Vara Federal Brasília concedeu liberdade a Walter Delgatti Neto, mais conhecido como o hacker da ‘Vaza Jato’. As condições para a liberdade de Delgatti incluem o uso de uma tornozeleira eletrônica, a apresentação de um relatório mensal de suas atividades na internet para o delegado encarregado, a obrigação de manter seu endereço residencial atualizado e de informar à polícia caso precise sair do estado de São Paulo por mais de 48 horas. As informações foram confirmadas por Ariovaldo Moreira e Matheus Moreira, advogados de Delgatti.
Delgatti foi preso inicialmente em 2019 como parte da Operação Spoofing, que investigava a invasão das contas de Telegram de diversas autoridades. Ele foi liberado sob várias condições, incluindo a proibição de usar a internet.
No entanto, Delgatti foi detido novamente em junho, depois de afirmar que estava gerenciando o site e as redes sociais da deputada federal Carla Zambelli (PL-SP), fazer compras online e usar um e-mail como chave pix para receber doações. Adicionalmente, ele não foi encontrado nos endereços informados à Justiça e havia se mudado sem autorização.
Delgatti se tornou alvo de uma nova investigação da Polícia Federal por invadir os sistemas do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) e inserir um falso mandado de prisã, supostamente emitido pelo ministro Alexandre de Moraes, presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), contra ele mesmo.