URGENTE: Gilmar Mendes determina reabertura de investigações contra Bolsonaro por suposta omissão durante a pandemia
O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Gilmar Mendes, ordenou o reinício das investigações relacionadas ao ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) e sua gestão durante a pandemia de Covid-19 nos anos de 2020 e 2021. De acordo com Mendes, a investigação, que está sob segredo de justiça, deveria ter sido inteiramente conduzida pelo STF, uma vez que Eduardo Pazuello (PL-RJ), ex-ministro da Saúde e atual deputado federal, está entre os suspeitos.
Mendes solicitou um parecer da Procuradoria-Geral da República (PGR) sobre o assunto, que agora deve examinar um relatório da Polícia Federal baseado nas investigações realizadas pela Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) da Covid no Senado. Entre os investigados neste processo estão, além de Bolsonaro e Pazuello, Élcio Franco, Mayra Isabel Correia Pinheiro, Fábio Wajngarten e Mauro Luiz Ribeiro. Eles podem ser responsabilizados por crimes relacionados à epidemia com resultado de morte, prevaricação e uso indevido de fundos públicos.
A Justiça Federal havia anteriormente arquivado o caso após a promotoria não encontrar evidências suficientes de omissão por parte de Bolsonaro na pandemia. No entanto, Wajngarten continua sendo investigado em decorrência de uma campanha contra o isolamento social.