Presidente da SBPC afirma que houve fraude nas eleições de 2018
"Levou ao poder em 2018 quem jamais ganharia eleições livres e limpas", disse o ex-ministro
Ex-Ministro da Educação e atual Presidente da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), Renato Janine Ribeiro, declarou nesta quarta-feira (12) que a vitória eleitoral de 2018 foi o produto de uma “fraude eleitoral”, levando ao poder um candidato que, segundo ele, “jamais venceria em eleições livres e limpas”.
No evento federal em comemoração ao Dia da Ciência e do Pesquisador, Ribeiro se dirigiu ao presidente Lula, argumentando que a extinção da denominada “República de Curitiba golpista” abriria caminho para a restauração dos “valores republicanos”, arrancando aplausos do público.
Lula, que estava cumprindo pena após uma condenação em segunda instância resultante da Operação Lava Jato, não concorreu nas eleições de 2018. No entanto, um ano antes, Lula havia anunciado sua pré-candidatura à presidência, visando evitar a prisão – uma linha do tempo que Janine Ribeiro parece reinterpretar à sua maneira.
Apesar de não ter conseguido evitar sua prisão em 2018, Lula manteve sua influência política, concorrendo e vencendo a eleição de 2022.