Ministros do STF participarão da 1ª Cúpula Judicial Ambiental da Amazônia, em Belém
A cúpula tem como objetivo promover discussões e debates sobre a atuação judicial na área ambiental, especialmente com o foco na Amazônia
Belém do Pará, nos próximos dias 4 e 5 de agosto, irá sediar a 1ª Cúpula Judicial Ambiental da Amazônia – Juízes e Florestas – iniciativa promovida pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ), por meio da Política Nacional do Poder Judiciário, para o Meio Ambiente e do Grupo de Trabalho Observatório do Meio Ambiente e das Mudanças Climáticas do Poder Judiciário, que vem desenvolvendo relevantes ações voltadas à promoção de temas relacionados ao meio ambiente e às mudanças climáticas.
A programação visa promover debates sobre a atuação judicial na área ambiental, focada na região amazônica e, ainda, apresentar um panorama da atuação judicial em outros países da Pan-Amazônia, com uma análise do desmatamento na região.
O encontro acontecerá no Auditório Maria Lúcia Gomes Marcos dos Santos, na sede do Tribunal de Justiça do Estado do Pará (TJPA), e será transmitido pelo canal do CNJ no YouTube.
Ministros do STF
O evento contará com a participação de autoridades do Judiciário, do Executivo federal e de especialistas, destaques para os ministros do Supremo Tribunal Federal (STF). A Ministra Rosa Weber, Presidente do STF e do CNJ, conduzirá a abertura solene. A Ministra Cármen Lúcia Antunes Rocha, ex-presidente do STF, e o Ministro Luís Roberto Barroso, Vice-Presidente do STF, serão os conferencistas do tema “Juízes e Desmatamento”. Os demais ministros do STF irão presidir várias sessões, para tratamento das pautas sobre questões ambientais.