Notícias

Lula declara que busca por acordo ‘equilibrado’ entre Mercosul e UE até o fim de 2023


O presidente Lula declarou nesta segunda-feira (17) sua aspiração de finalizar um acordo “equilibrado” entre Mercosul e a União Europeia até o fim de 2023. As declarações foram feitas em Bruxelas durante a cúpula da Comunidade de Estados Latino-Americanos e Caribenhos (Celac) e a União Europeia.

“Estamos em busca de um acordo que mantenha a capacidade das partes de lidar com os desafios atuais e futuros”, enfatizou Lula.

O comentário surgiu após a presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, expressar seu desejo de concluir o pacto “o mais rápido possível”.

Em um encontro do fórum empresarial União Europeia-América Latina, Lula abordou a questão das compras governamentais. Segundo ele, essas são “um instrumento crucial para alavancar investimentos em infraestrutura e apoiar nossa política industrial”.

“Os EUA e a União Europeia tomaram a iniciativa e já implementaram políticas industriais ambiciosas baseadas em compras públicas e conteúdo nacional”, acrescentou o presidente.

Vale ressaltar que a administração Lula se opõe à seção do acordo, finalizada durante o governo Bolsonaro, que discute as compras governamentais, argumentando por uma revisão deste ponto.

Na sexta-feira (14), o Brasil apresentou aos demais membros do Mercosul uma contraproposta ao texto originalmente enviado pela UE em março. Essa proposta ainda não foi submetida ao bloco europeu.




Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo