Janja pede que PF faça varredura em seu gabinete no Planalto
A primeira-dama Rosângela da Silva solicitou que a Polícia Federal realizasse uma inspeção em seu gabinete no Palácio do Planalto em busca de possíveis dispositivos de escuta ocultos. De acordo com fontes governamentais, a Polícia Federal atendeu prontamente ao pedido e nada suspeito foi encontrado após a varredura.
Este pedido ilustra a desconfiança notória que Janja tem em relação aos militares das Forças Armadas, que tinham acesso irrestrito a todas as áreas do palácio até o final do governo Bolsonaro. A busca foi realizada para verificar se algum dispositivo de escuta havia sido plantado para espionar as atividades do gabinete.
A decisão de convocar a Polícia Federal para realizar a inspeção é significativa. Nos governos anteriores, inspeções de segurança semelhantes eram conduzidas pelos serviços de inteligência militares, principalmente do Exército. No entanto, como Janja insistiu que sua segurança pessoal fosse garantida pela Polícia Federal, ela preferiu confiar esta tarefa à PF em vez dos militares.
A primeira-dama não especificou se a inspeção foi uma medida preventiva ou se havia suspeitas de vazamento de conversas do gabinete.