Governo Lula emprega 109 derrotados nas eleições de 2022, aponta Estadão
Um estudo do jornal Estadão revela que pelo menos 109 candidatos que foram derrotados nas eleições de 2022 e agora ocupam posições no governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva. A análise mostra que políticos de 14 partidos distintos em 26 estados conseguiram posições no atual governo.
Dos 109 nomeados, 71 são homens, conforme declarado ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Além disso, 67 se identificam como brancos, enquanto 18 são pretos, 15 pardos e 9 indígenas. O único estado que não teve um candidato nomeado foi o Espírito Santo. A pesquisa destaca que a maioria das nomeações foi para políticos do PT e do PSB, partidos de Lula e do vice-presidente Geraldo Alckmin, respectivamente. O Palácio do Planalto foi questionado mas não houve resposta até o momento da publicação.
Entre os políticos que perderam nas urnas em 2022 e atualmente ocupam cargos governamentais está Fernando Haddad, Ministro da Fazenda. Ele disputou o governo de São Paulo, recebendo mais de 10 milhões de votos – a maior votação que o PT já alcançou no estado – mas não conseguiu derrotar o atual governador Tarcísio de Freitas (Republicanos).
Outros nomeados incluem Heitor Freire, agora diretor de Fundos, Incentivo e de Atração de Investimentos da Superintendência do Desenvolvimento do Nordeste (Sudene). Freire tentou a reeleição como deputado federal pelo União Brasil do Ceará em 2022, mas falhou.