EducaçãoNotícias

Contrariando o Governo Lula, Ibaneis anuncia que manterá programa de escolas cívico-militares no DF

O governador declarou que a decisão do MEC de acabar com o programa é ideológica


O governador do Distrito Federal, Ibaneis Rocha (MDB), assegurou que o modelo de escolas cívico-militares permanecerá na capital federal, mesmo após o encerramento do programa em nível nacional pelo governo federal.

Para Ibaneis, a decisão do governo federal é puramente “ideológica”. “Aqui, continuamos com nosso programa”, afirmou, elogiando o desempenho das escolas militarizadas no DF como “100% positivo”.

A governadora interina do DF, Celina Leão (PP), corroborou a visão de Ibaneis, qualificando o modelo cívico-militar na capital como um “sucesso”, com solicitações de outras escolas interessadas na adoção da gestão compartilhada.

Atualmente, 203 escolas estão sob a gestão compartilhada entre civis e militares, um esquema projetado durante a administração de Jair Bolsonaro (PL). Essas instituições atendem cerca de 192 mil alunos em 23 estados, além do Distrito Federal, e cada uma recebeu um milhão de reais do governo federal para se adaptar ao modelo.

Além dessas, o DF possui 13 unidades educacionais sob uma gestão compartilhada entre a Secretaria de Educação e a Secretaria de Segurança Pública, num programa distrital similar ao federal.

Essas 13 unidades atendem estudantes do 6º ao 9º ano do ensino fundamental e do ensino médio, com a gestão compartilhada entre profissionais das áreas de educação e segurança pública.




Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo