Brasil assume presidência do Mercosul na terça-feira
O Brasil assumirá o comando do Mercosul na cúpula dos líderes do bloco nesta terça-feira, 4 de julho, em Puerto Iguazú, Argentina. Como parte de uma rotação semestral de presidências entre os membros fundadores do bloco – Brasil, Argentina, Paraguai e Uruguai – o Brasil ficará à frente do Mercosul pelos próximos seis meses.
O Mercosul, estabelecido em 1991, também inclui “Estados associados” como Colômbia, Bolívia e Chile. Embora a Venezuela seja membro, seu status está em suspensão desde 2017. No entanto, o presidente Lula tem feito esforços para reintegrar a Venezuela ao bloco.
O compromisso do Brasil com a liderança internacional se estende além do Mercosul. O país também vai liderar o G20, um grupo das principais economias globais, e o Conselho de Segurança das Nações Unidas no segundo semestre deste ano.
Maurício Lyrio, Secretário de Assuntos Econômicos e Financeiros do Ministério das Relações Exteriores, destacou que os acordos comerciais chave atualmente em negociação pelo Mercosul envolvem a União Europeia, EFTA, Canadá, Singapura, Indonésia e Vietnã.