Seguindo a Volkswagen, GM anuncia suspensão da produção no Brasil por falta de demanda
A gigante automobilística General Motors (GM) anunciou a suspensão da produção na sua fábrica de São José dos Campos, São Paulo, inicialmente com duração de dez meses. A partir de 3 de julho, cerca de 1.200 funcionários entrarão em regime de layoff, com a possibilidade de prorrogação por mais cinco meses.
A planta, atualmente considerada “deficitária”, é responsável pela produção do SUV Trailblazer e da picape S10, ambos previstos para receber novas versões. Em comunicado no início de junho, a GM informou que estava “em negociação com o sindicato dos metalúrgicos de São José dos Campos para ajustar a produção à demanda do mercado atual, garantindo assim a sustentabilidade do negócio”.
Além disso, a empresa também pausou temporariamente a produção na unidade de Gravataí, Rio Grande do Sul, responsável pela montagem do Onix, um dos modelos mais vendidos no país, coincidindo com o mês de descontos promovidos pelo governo federal.
Entretanto, o plano de incentivo fiscal à indústria automobilística do governo Lula não obteve o impacto desejado. Apesar do aporte de cerca de R$ 500 milhões em benefícios para automóveis e comerciais leves, a performance tem sido insatisfatória para as fabricantes.
Dados do Registro Nacional de Veículos Automotores indicam uma média de vendas de 6,2 mil unidades por dia em junho, até o dia 19. Esta cifra, que abrange veículos leves e pesados, aponta para uma queda de 20% em relação ao mesmo período do mês anterior.
A situação ficou evidente quando imagens de milhares de carros no pátio da Volkswagen em São Bernardo do Campo, São Paulo, foram divulgadas. A empresa anunciou a suspensão das atividades em todas as suas fábricas no Brasil, citando a “estagnação do mercado” como a principal razão para a paralisação.