Lula se irrita com pressão para reforma ministerial, diz site
Em conversas recentes com Arthur Lira (PP-AL), presidente da Câmara, Lula negou que uma reforma ministerial estaria prevista para acontecer em agosto. A ideia de uma mudança em seu gabinete parece estar irritando o presidente, que, contudo, não pode ignorar as crescentes pressões para um ajuste, segundo publicação do site Metropoles.
Na última quarta-feira (8), o ministro Alexandre Padilha, das Relações Institucionais, admitiu que as discussões sobre eventuais trocas ministeriais estão “na mesa”, embora tenha evitado citar nomes específicos. “Esse debate não é personificado e acho natural que os partidos queiram fazer uma avaliação de seus ministros, discutir e, eventualmente, sugerir reformulações”, comentou Padilha.
Ambos, Lula e Padilha, estão cientes das áreas problemáticas dentro do governo, mas evitam abordá-las publicamente. A tomada de ações imediatas poderia abrir o caminho para outras mudanças potencialmente indesejáveis.
Entre os “calos” mencionados está Daniella Carneiro, atualmente sem partido, esposa do prefeito de Belford Roxo, Waguinho, e ministra do Turismo. Embora problemática, Lula gostaria de mantê-la em sua posição.
No entanto, uma das questões mais dolorosas para o governo é Juscelino Filho (União Brasil/MA), ministro das Comunicações, acusado de envolvimento em diversos escândalos. Esta situação complexa adiciona mais pressão sobre Lula para implementar uma reforma ministerial.