Lula propõe financiamento pelo BNDES para gasoduto na Argentina e sugere moeda comum para Comércio Regional
Em uma reunião bilateral na segunda-feira (26), o presidente brasileiro Luiz Inácio Lula da Silva e o presidente argentino Alberto Fernández abordaram planos ambiciosos para o fortalecimento da aliança estratégica entre os dois países. Uma das principais propostas de Lula foi o financiamento pelo Banco Nacional de Desenvolvimento Social (BNDES) para a construção do Gasoduto Presidente Néstor Kirchner na Argentina.
“Adotamos um Plano de Ação ambicioso para revigorar nossa Aliança Estratégica, envolvendo quase 100 ações concretas para impulsionar nosso desenvolvimento conjunto. Estou otimista com a possibilidade do BNDES financiar a exportação de produtos para a construção do referido gasoduto”, declarou Lula em coletiva de imprensa.
Em busca de “soluções criativas” para promover uma integração financeira entre os países, Lula sugeriu a criação de uma moeda de referência específica para o comércio regional, que coexistiria com as moedas nacionais de cada país. “Precisamos avançar nesse sentido, buscando soluções inovadoras que promovam uma maior integração financeira e facilitem nosso comércio. Uma das opções é a introdução de uma moeda de referência específica para o comércio regional, sem eliminar as respectivas moedas nacionais”, afirmou o presidente.