Notícias

Lula admite que correu risco de derrota da MP dos ministérios no Congresso e aponta desafios de governar


Em seu discurso nesta sexta-feira (2), durante a cerimônia de inauguração do Bloco Zeta, na Universidade Federal do ABC, em São Bernardo do Campo, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva confessou que o governo corria o risco de sofrer uma derrota no Congresso Nacional durante a análise da Medida Provisória (MP) 1154/2023, também conhecida como MP dos Ministérios.

Lula admitiu mais esforço para governar, especialmente em termos de relações com o Congresso. Ele afirmou: “Estamos a seis meses reconstruindo todas as políticas públicas que levamos 13 anos para fazer… Vamos ter que recuperar esse país, e é importante entender a correlação de forças no Congresso Nacional.”

A fim de evitar a derrota da MP chave, o próprio presidente se envolveu na articulação com os parlamentares. Além disso, o Palácio do Planalto liberou R$ 1,7 bilhão em emendas parlamentares em um único dia e negociou uma minirreforma ministerial em troca de apoio.

Apesar dos obstáculos, Lula se declarou mais otimista do que quando assumiu seu primeiro mandato presidencial em 2003. Ele concluiu: “Esse mandato é a coisa mais importante da minha vida. É para provar outra vez que um torneiro mecânico, sem diploma, vai consertar esse país novamente.”




Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo