Gonçalves Dias depõe nesta quinta-feira na CPI distrital que investiga os atos de 08/01
Nesta quinta-feira (22), na Câmara Legislativa do Distrito Federal, o general Gonçalves Dias, ex-chefe do Gabinete de Segurança Institucional (GSI) da Presidência da República, testemunhará em uma sessão que deve servir como antecipação do seu depoimento à Comissão Parlamentar Mista de Inquérito (CPMI) sobre os eventos de 8 de janeiro. A partir das 10h, a CPI dos Atos Antidemocráticos vai questionar Dias sobre suas atividades no dia da invasão das sedes dos Três Poderes.
Dias deveria ter prestado depoimento à CPI distrital no dia 15, mas solicitou que a sessão fosse adiada para hoje. O general deixou o GSI após a divulgação de filmagens das câmeras de segurança do Palácio do Planalto, onde ele é visto de forma passiva entre os manifestantes, uma atitude que foi interpretada como colaboração com a depredação.
Na terça-feira passada, a CPMI de 8 de janeiro finalmente convocou Dias para prestar depoimento. Na semana anterior, os membros governistas da comissão haviam conseguido impedir sua convocação, causando desconforto ao presidente da CPMI, Arthur Maia (União-BA).