“Gângster e v@gabundo”, disse Lula referindo-se a Bolsonaro
A delaração aconteceu no anúncio da Conferência da ONU, no Pará
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva voltou a atacar o ex-presidente Jair Bolsonaro em discurso realizado no Pará no sábado (17). O evento marcou o anúncio da Conferência da ONU sobre Mudanças Climáticas (COP-30), a ser realizada em Belém em 2025. Lula utilizou termos como “gângster” e “vagabundo” para se referir a Bolsonaro.
Lula destacou que estava “ciente dos desafios quando decidiu se candidatar” para a presidência da República. Segundo ele, foram gastos cerca de R$ 300 bilhões em desoneração, isenção e distribuição de dinheiro para manter o “gângster” no poder. “Eles jamais imaginavam que poderiam entregar de novo o governo para a democracia”, declarou o mandatário.
O presidente acusou Bolsonaro de liderar um “governo irresponsável” que “ficou 4 anos mentindo” para o país, “pregando o ódio” e “vendendo patrimônio público para grandes grupos econômicos”.
Mesmo ao final de seu discurso, quando anunciava futuras ações governamentais, Lula ainda fez referências ao seu predecessor. “Eu vou trabalhar 24 horas por dia. Vou viajar mais porque esse país não merece um vagabundo que não vai ao Palácio do Planalto para governá-lo. Esse país merece alguém que trabalha e que não minta”, concluiu.