Destroços de submarino são encontrados próximos ao Titanic, confirma Guarda Costeira dos EUA
Na tarde desta quinta-feira, 22, a Guarda Costeira dos EUA relatou a descoberta de destroços na área de busca do submarino Titan. A BBC confirmou que partes do Titan foram identificadas entre os destroços encontrados.
Dispositivos de busca de alta profundidade foram implantados pela Guarda Costeira e foram responsáveis pela detecção dos destroços. “Destroços foram localizados dentro da área de busca por um veículo não tripulado perto do Titanic. Os especialistas do comando unificado estão agora analisando as informações”, disse o comando Nordeste da Guarda Costeira, que coordena as operações.
Os esforços de busca contaram com a ajuda do navio militar canadense Horizon Artic, que enviou um sonar para auxiliar na operação. Dois outros robôs subaquáticos também foram utilizados para monitorar uma área de busca de aproximadamente 20 mil metros quadrados no Atlântico.
Os destroços do Titanic estão a 3.800 metros abaixo do nível do mar. As Forças Armadas do Canadá já haviam enviado uma aeronave no início da semana que registrou sons semelhantes a batidas na mesma região onde os destroços foram posteriormente encontrados.
No entanto, a descoberta dos destroços aconteceu cinco horas após o tempo estimado para o esgotamento do oxigênio no submarino. De acordo com uma previsão feita pela Guarda Costeira no domingo, 18, o suprimento de oxigênio teria se esgotado na manhã de quinta-feira, 22. A missão de busca foi conduzida por uma equipe internacional composta por militares, navios, aviões e sondas dos Estados Unidos, Canadá e França.